O conteúdo do Natal é o Amor. É o que as crianças devem viver com intensidade nesta festa, o amor que une e fortalece os homens, o amor sem discriminação ou vaidade. A imagem do amor no Natal está representada no nascimento de uma criança e o homem vivenciará esta festa à medida que se prepara para comemorar esse nascimento.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

A volta ao mundo do Natal



















A volta ao mundo do Natal

.
Alemanha - Os alemães dão o nome de Estômago Gordo ao dia da véspera do Natal. Eles acreditam que quem não comer bem naquela noite será atormentado por demônios durante o sono. Bolachas de gengibre e pratos à base de porco, massas e saladas, além de Massapão de sobremesa, compõem a ceia natalina alemã.
Na Alemanha, país rico em tradições natalinas, o momento mais importante do Natal constitui-se na reunião da família, durante a ceia ou o almoço também são tradicionais as chamadas "Feiras de Natal", onde se pode comprar tudo para as festividades: enfeites, pães, a árvore, figuras de presépio, pães de mel, amêndoas torradas, brinquedos de madeiras, artigos de lã, caramelos, chocolates.

Os musicais são uma constante, cada sete de dezembro, as crianças tiram uma "Prêmio" para o Natal, quando recebem presentes ou guloseimas, trazidas por "São Nicolaos" Ou Papai Noel, como conhecido entre nos.

Na noite de Natal, todos se reúnem nas suas casas, entoam cânticos e acendem as velas da árvore geralmente no Natal torcem para que neve forte, para eles um Natal sem neve é impossível, aqui no Brasil, as famílias de origem alemão perderam o costume de pinheiro natural muitos enfeites , o presépio, as canções e a reunião familiar. A neve ficou apenas como uma saudosa lembrança de seu país de origem.



Áustria
- A árvore de Natal austríaca faz par com o presépio e é decorada com ornamentos e guloseimas. Os dias 25 e 26 são feriados nacionais e servem para visitar a família e os vizinhos. Nestes encontros são servidos pratos frios, como queijos e pães e as tradicionais bolachinhas e biscoitos de Natal. O Natal na Áustria é famoso por ser o país de origem de Franz Gruber, o compositor de "Noite Feliz", a mais famosa canção natalina.


Austrália - A ceia australiana é composta basicamente por peru, fiambre e carne de porco, com pudim de ameixa flambe. A árvore de Natal dos australianos é diferente de todas as outras, pois se trata de um arbusto nativo com pequenas folhas encarnadas.




Egito - Por serem ortodoxos, os egípcios festejam o Natal durante quatro semanas e para cada uma delas acendem uma vela. Eles jejuam por 40 dias e na ceia de Natal não falta pão, arroz, alho e carne moída.



França - As casas francesas têm um espaço especial reservado para o presépio, que é conhecido pela quantidade e riqueza das figuras que o compõe. Durante a ceia francesa não pode faltar o Tronco de Natal, um bolo típico com forma de tronco de árvore.



Grécia - Na véspera do Natal, as crianças gregas percorrem as ruas entoando as Kalandas - cânticos típicos da região - e como recompensa recebem doces e frutos secos. Após 40 dias de jejum, os gregos comem carne de porco, acompanhadas de Christopsomo, o pão de Cristo. A curiosidade da comemoração grega fica por conta de não haver árvore de Natal. Em vez disso, eles usam um recipiente de madeira suspenso, cheio de água, onde é pendurado um raminho de manjericão enrolado em volta de uma cruz de madeira. Todos os dias uma pessoa da família molha a cruz e com ela borrifa a casa.



Índia
- Exótico. Esta palavra descreve bem o Natal indiano. Mangueiras e bananeiras são decoradas na Índia durante o Natal. Ainda, os indianos usam as folhas destas árvores para decorar suas casas, além de lamparinas de óleo nas beiradas dos telhados e folhas de plantas tropicais e velas para decorar as igrejas. O Natal na Índia é extremamente rigoroso em termos de respeito aos rituais sagrados.




Iraque
- Na véspera de Natal, os cristãos iraquianos reúnem-se em família e uma das crianças lê em voz alta a história do nascimento de Jesus, enquanto a família escuta, segurando velas. Depois, acende-se a lareira e quando o fogo se apaga, todos devem saltar três vezes sobre as cinzas e pedir um desejo.



China - Os chineses cristãos comemoram o Natal decorando suas casas com coloridas lanternas de papel.

Também as árvores de Natal que são chamadas de "árvores de luz’, são decoradas com lanternas, flores e outros enfeites de papel.

Como as crianças americanas , as chinesas também penduram os seus pés de meia para que o PAPAI NOEL coloque ali os presentes. Mas lá o seu nome é um pouco mais complicado.

O velhinho é chamado de Dun Lhe dao Ren, que significa ‘’velho Natal’.

No estante a grande maioria do chineses não é cristã. Para essa população a principal festividade deste período é a comemoração do Ano Novo chinês que acontece em uma data variável no final de janeiro.

Durante a festa as crianças recebem novas roupas e brinquedos e há inúmeros shows de fogos de artifícios.

Um espetáculo importante da comemoração do Ano Novo na chuva é a homenagem que se presta aosancestrais . Retratos e pinturas dos ancestrais da família são colocadas na principal peça da casa para serem vistos e lembrados pelo seus atuais membros.




Japão
-A festividade do natal foi introduzida no Japão pelos missionários cristões e , durante muito tempo, a data era comemorada apenas pelos cristões. Mas, ultimamente, a grande maioria da população japonesa, que não é cristão, também passou a, comemora-lo. Isto se deve ao fato de que há, na cultura Japonesa, uma longa tradição de troca de presentes. E uma data que oficializa essa troca tornou-se um forte apelo para os japoneses.

Um outro hábito relativo ao Natal também terminou por encontrar abrigo entre os japonenses. como as bonecas sempre foram muito valorizadas em suas tradições, o presépio acabou também por em cantar os japoneses--especialmente as meninas, que gostam de montar os seus próprios presépios. Há, no Japão, a figura mitológica de um monge que se assemelha muito à do Papai Noel. Ele é o hoteiosho, um bom velhinho que como Papai Noel, também leva um saco nas costas. Mas, diferentemente deste, ele tem um segundo par de olhos na parte detrás da cabeça, e as crianças são advertidas a se comportarem bem pois, caso contrário, o hoteiosho estará vendo--tudo--tudo o que fazem. Mas a data mais importante para os japoneses, em tudo a seu calendário de comemorações, é a do Ano Novo. Para marcar a sua chegada, as casas são totalmente limpas e decoradas no dia anterior. Depois dessa grande limpeza, as famílias colocaram suas melhores. Roupas, e o pai, seguido de toda a família, caminha por toda a casa, exortado os maus espíritos a se retirarem, e chamando a boa sorte.


Hong kong - Dois dias depois do Natal, em 27 de dezembro , é que a população de Hong kong faz sua grande festa . E a Chiu , uma comemoração taoista voltada para a limpeza e renovação

local . Os participantes dessa festividade convocam todos os seus poderes conjunto traga renovação para vidas.

Sima dos Deuses patronais de cada templo da cidade são reunidas em um único local onde a população deposita oferendas .

No final da comemoração os sacedores dos diversos templos lêem em voz alta o nome de cada um dos moradores do bairro onde está o templo . Então , pegam essa lista extensa de nomes ,e a prendem em uma pandorga que começa a subir , locando fogo na lista, deixando que suba em chamas, para o Céu.





Venezuela - Uma das divertidas tradições de Natal do mundo é da Venezuela, e é pratica Pelas crianças locais . A população da Venezuela tem o habito de ir a primeira missa
Do dia entre os dias 16 e 24 de Dezembro essa missa é chamada de Missa de
Agrinalda .

Em Caracas ,a capital do pais, é com um que as crianças o adolescentes-
Sigam para a missa de patins .Em muitos bairros , chega - se a fechar as ruas
para os carros no período até oito horas da manhã , para que as crianças possam ir patinando para a missa.

Mas o mais curioso é um habito que antecede a ida para a missa .De noite, na hora de dormir, muitas crianças amarram um barbante no dedão do pé ,e colocam a outra extremidade do barbante pendurado para a fora da janela. Assim, os primeiros
patinadores que passam para ir para a missa , vão dando um puxão nos barbantes
atados nos pés dos mais preguiçosas, para acordá –los.





México - Durante o Natal no México, a população aproveita não só para distribuir presentes mas para relembrar os difíceis movimentos que antecederam o nascimento de Jesus. Isto é feito em procissões . As pousadas que reproduzem o drama de Maria e Jesus procurando representar um local onde ficaram quando chegaram em Belém .

As procissões começam nove dias antes do Natal . Porque a ida da sagrada família de Nazaré para Belém levou nove dias.

Grupos de amigos e familiares se dividem em dois lados representam a Sagrada Família a Belém. Os dois peregrinos pediam abrigo aos donos de pousadas sendo recusados friamente em cada uma delas. Enfim chegam a casa que foi escolhida para abrigar um altar com um presépio onde são recebidos com festa. Então são feitas orações e tem início a comemoração do Natal.



Polônia
- Nesse país ,a ceia de Natal no dia 24, inicia quando surge no céu a primeira estrela. A família reúne-se a mesa, enfeitada a manjedoura. O momento culminante da ceia e a "Oplatek’’. É o momento de aproximação dos afastados física e espiritualmente, é, portanto, o momento de perdoar e afastar todos os pêsames, pois não se pode ficar próximo de alguém, perante a história, com desavenças no coração,

Na ceia não se come carne vermelha, mas sim peixes, acompanhados de vinho branco, sopa de cogumelo, pão, doces de mel, e torta de sementes de papoula. Após a família senta-se á mesa, somente a dona de casa levanta para servir as iguarias, e deixa-se sempre uma luta. A meia noite, os poloneses assistem a missa do galo, no dia 25, a festa começa no café da manhã, quando então pode servido presunto e carnes a vontade. Este desjejum e a refeição mais festiva do dia.

Já os presentes são trocados na data de seis de Novembro, dia de São Nicolau. Na Polônia, o ferro a história o presépio trazem a memória que não se trata apenas de um banquete, mas sim de uma verdadeira conciliação com Deus. O Natal na Polônia também não precisa o pinheiro enfeitado, semelhante ao nosso, no Brasil.



África do Sul
- Como o Natal ocorre num período de temperaturas elevadas, os sul africanos fazem a ceia numa grande mesa no jardim ou no quintal. Lá a árvore e a troca de presentes não podem faltar.


Bélgica - Já no dia 4 de dezembro Papai Noel, São Nicolau, sai visitando as crianças e pergunta quem se comportou bem. Dos dias mais tarde, no dia 6, ele deixa presentes nas cestinhas deixadas pela criançada perto da porta. Algumas crianças deixam cenouras nas cestinhas para as renas do bom velhinho.




Bangladesh - Os cristãos desse país decoram a entrada das igrejas e casas com bananeiras. Eles utilizam as folhas da planta juntamente com pedaços de bambu para fazer arcos, colocam óleo e cobrem todas as paredes. Assim as casas ganham luminosidade.




Estados Unidos - No Natal dos americanos não há ceia e a degustação do tradicional peru e a reunião familiar acontecem na hora do almoço. Os presentes são abertos na manhã do dia 25. Uma das características mais marcantes da data é a luminosidade. Há luzes em todos os lugares, ruas, árvores, casas, prédios e lojas.



Espanha - O presépio é o símbolo máximo da época. Ele é feito por adultos e crianças, alguns são representados por pessoas e à meia-noite do dia 24 uma vela é acesa para iluminar o Menino Jesus.
Tradição e fogueira no Natal
Na Espanha é tradicional o cordeiro, o besugo (um peixe), os mariscos, os turrones, os marzipãs e os polvilhos, sem que, desde finais do século XIX, falte o insubstituível cava (vinho espumoso do estilo do champanhe) para acompanhá-los e brindar pela felicidade e boa sorte na ceia de Natal.

Além da comida tradicional de Natal, os espanhóis fazem também fogueiras para festejar o solstício de inverno na região. Durante a noite, os espanhóis pulam as fogueiras como garantia de saúde no ano seguinte.



Finlândia - Na terra de Papai Noel, durante o Natal, os finlandeses têm o hábito de visitar cemitérios e prestar homenagens aos entes queridos mortos. No Brasil esse fato ocorre no dia 2 de novembro. Outra característica nas comemorações é a tradição de ir a saunas no dia 24 de dezembro.



Iraque - São poucos os cristãos que vivem no país e estes têm como principal tradição à leitura da Bíblia em família. Outra coisa que não pode faltar é o 'toque da paz, que consiste em um padre abençoar as pessoas.





Rússia - A marca da ceia natalina dos russos é a presença de muito mel, grãos, frutos e nenhum tipo de carne. Lá o Natal é festejado no dia 7 de janeiro. No período de comunismo no país, as árvores de Natal foram proibidas e substituídas por árvores de ano novo.



Suécia - A peculiaridade dos países escandinavos é que os festejos começam no dia 13 de dezembro, data dedicada a Santa Luzia, entidade protetora dos olhos. Faz parte da festa nesse dia uma tradicional procissão na qual as pessoas carregam tochas acesas. No mais, a celebração é bem parecida com a brasileira, com árvores enfeitadas, reunião de parentes e amigos, troca de presentes, comida, bebida, etc.




Escócia - Festivais de Música natalina animam escoceses e turistas
Na Escócia, as pessoas também comem peru assado e trocam pequenos presentes. Algumas famílias montam árvores de Natal e cantam músicas, mas a maioria deixa a celebração maior para a noite de Ano Novo.
Durante o feriado de Natal, moradores das cidades e turistas podem se divertir nas ruas com festivais de música. No mês de dezembro há espetáculos natalinos em grandes e típicos mercados. Na cidade de York, realiza-se o Festival de Músicas Natalinas, atração para todos que querem conhecer um pouco da cultura escocesa e apreciar show divertidos.





Filipinas - Trick or treat na noite de 24
Os mais importantes símbolos de Natal nas Filipinas são os Parols, spécie de lanternas decorativas, feitas de bambu, papel crepom e velas, que as pessoas usam para enfeitar as casas e iluminar as ruas. Eles simbolizam a fé e esperança.

Nas Filipinas, os preparativos para o Natal começam em setembro, quando as lojas selecionam os enfeites para as vitrines. Além do comércio e da venda de produtos especiais para a data, costuma-se arrecadar verba para idosos e crianças abandonadas.

Para a noite de 24 dezembro, além de presentes e do calor típico da região, os filipinos estão acostumados a festejar o nascimento de Jesus com um barulhento show de fogos de artifício. As crianças repetem o hábito do Dia das Bruxas e saem às ruas para pedir doces de casa em casa.




Inglaterra - Father Christmas encanta adultos e crianças
Na Inglaterra, as crianças penduram meias compridas na véspera de Natal para que o Father Christmas (versão britânica do Papai Noel) as encha de presentes.

A grande comemoração acontece no dia 25 de dezembro, quado à tarde, a maioria das famílias assiste pela televisão à mensagem especial de Natal emitida pela rainha da Inglaterra e troca presentes.

Na hora da ceia, o cardápio é formado por peru assado, torta de carne e pudim de ameixa, como sobremesa. Alguns dias antes do Natal, grupos de corais passam de casa-em-casa entoando músicas natalinas, crianças pedem dinheiro.




Irlanda - Nollaig tem pudim, velas acesas, pinheiro e histórias
Para os irlandeses, o Nollaig é a data mais importante e animada do ano. Diversos ditados enriquecem as lendas e as tradições entre as famílias. Na Irlanda, Natal sem neve é um mau sinal, a ausência do frio e dos flocos brancos sobre as casas e carros pode prever um ano cheio de dificuldades para os irlandeses, de acordo com os contos antigos. Mas na maioria das vezes, o Natal é comemorado sem neve.

Outro costume é a narração de histórias na noite de 24 de dezembro. Geralmente, o homem mais velho da família reúne as crianças e os jovens em volta da mesa para contar a vida de Maria de José até a chegada a Belém e nascimento do Menino Jesus.

Para completar o clima de Natal, as famílias colocam velas acesas nas janelas de suas casas, sinalizando boas vindas ao casal, iluminando o caminho do Menino Jesus.

Na hora da ceia, a diversão fica por conta da sobremesa, o Plum Pudding, que de tão especial leva semanas até ficar pronto para servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário