O conteúdo do Natal é o Amor. É o que as crianças devem viver com intensidade nesta festa, o amor que une e fortalece os homens, o amor sem discriminação ou vaidade. A imagem do amor no Natal está representada no nascimento de uma criança e o homem vivenciará esta festa à medida que se prepara para comemorar esse nascimento.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Por que a rena puxa o trenó?





















Há milhares de anos, os povos que vivem nas regiões muito geladas, próximas ao Polo Norte, domesticaram as renas. Eles descobriram que eram boas fontes de carne, leite e pele para protegê-los do frio. Ao longo do tempo, esses bichos também passaram a puxar trenós na neve.

Como a lenda diz que Papai Noel mora nesse lugar, nada mais natural que as renas fossem as responsáveis por levá-lo para distribuir presentes pelo mundo. A primeira obra em que aparecem ajudando o bom velhinho é Uma Visita de São Nicolau, poema escrito pelo norte-americano Clement Moore, em 1823.

A história fala sobre um homem que vê Papai Noel voando num trenó puxado por oito renas na noite de Natal. Ao parar sobre o telhado, ele desce pela chaminé para deixar os presentes. Aliás, o número de bichos que o ajudam é motivo de muita discussão. Há quem diga que são nove, depois que Rodolfo – a rena do nariz vermelho – entrou na turma para ajudar a iluminar o caminho.

Na natureza, as renas não voam, apenas correm a velocidade de 25 km/h. Aliás, estão entre os animais terrestres que percorrem maiores distâncias durante o período de migração, andando até 100 quilômetros por dia. Podem ser encontradas no Norte do Canadá, Sibéria, Islândia, Escandinávia, Finlândia, Rússia e Lapônia, região onde fica a casa oficial do Papai Noel. A temperatura desses lugares chega a 50°C negativos em algumas épocas do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário