O conteúdo do Natal é o Amor. É o que as crianças devem viver com intensidade nesta festa, o amor que une e fortalece os homens, o amor sem discriminação ou vaidade. A imagem do amor no Natal está representada no nascimento de uma criança e o homem vivenciará esta festa à medida que se prepara para comemorar esse nascimento.

sábado, 28 de dezembro de 2013

Ano Novo no Japão





O ano novo japonês ( oshougatsu )   é celebrado no dia 01 de janeiro.
A data é considerada sagrada pelos japoneses, no qual rituais de purificação e orações são feitas para um bom início do ano que se inicia.

Na preparação para a data, os japoneses têm o costume de limpar suas residências – osouji – para adentrar purificado no ano que se aproxima. Este ritual estende-se aos ambientes de trabalho, no qual funcionários são convocados para limpar a empresa.


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Feliz Ano Novo em várias línguas





Alemão - 'Gutes Neues Jahr'

Catalão - 'Bon Any Nou'


Chinês Mandarim - 'Xin nian yu kuai'


Espanhol - 'Feliz Ano Nuevo'


Esperanto - 'Bonan Novjaron'


Finlandés - 'onnellista Uutta Vuotta'


Francês - 'Bonne Année'


Galês - 'Blwyddyn Newydd Dda'


Grego - 'Kainourios Chronos'


Havaiano - 'Hau'oli Makahiki Hou'

Hebreu - 'Shanah Tovah'


Holandês - 'Gelukkig Nieuwjaar'


Húngaro - 'Boldog Ujevet'


Indonesiano - 'Selamat Tahun Baru'


Inglês - ' Happy New Year'

Islandês - 'Farsflt Komandi Ar'


Italiano - 'Buon Capodanno'


Japonês - 'Akemashite Omedetou Gozaimasu'


Latim - 'Annum Faustum'


Norueguês - 'Godt Nytt Ar'


Polonês - 'Szczesliwego Nowego roku'


As 108 badaladas antes do ano novo japonês





Na noite do dia 31 de Dezembro, muitos japoneses se reunem nos templos budistas para ouvir as 108 badaladas dos sinos. Segundo o budismo, este ritual serve para lembrar as pessoas dos 108 pecados que existem no homem.

Ano Novo na França



Na França, o dia 31 de dezembro é chamado de la Saint-Sylvestre e é comemorado com a festa chamada le Réveillon de Saint-Sylvestre. Nessa festa há muita champagne e foie gras. 
Os franceses se beijam e se cumprimentam à meia-noite embaixo do ramo de visco  (le gui) , uma ótima oportunidade para familiares e amigos se reunirem para comer e beber.

As festividades de fim de ano terminam no dia 6 de janeiro com uma festa onde é servido um bolo tradicional chamado de la galette des rois.



Ano Novo na Holanda


 

Nesta época, em algumas cidades, os holandeses acendem fogueiras nas ruas para queimar árvores de Natal. Além disso, mergulham em uma série de lagos, canais e no Mar do Norte.

Ano Novo na China





Na China, o Ano Novo é celebrado durante seis semanas entre os meses de Janeiro e Fevereiro. Tradicionalmente, nesse período os chineses fazem uma bela faxina em suas casas para espantar os maus espíritos e atrair boa sorte. 

Na noite da véspera do novo ano, todas as luzes ficam acesas para representar calor humano, amizade e reconciliação. À meia-noite, há uma grande queima de fogos. Os chineses acreditam que o barulho do foguetório espanta os espíritos indesejáveis.

Ano Novo na Dinamarca




Depois de uma ceia a base de peixes e batatas, os dinamarqueses aguardam ansiosamente pela meia-noite. Quando o relógio está prestes a soar as doze badaladas, todos na família sobem em cadeiras.  Assim que dá meia-noite, pulam da cadeira para banir todos os maus espíritos e trazer boa sorte, além de quebrar pratos nas portas de seus amigos como prova da amizade e lealdade.  

Ano Novo na Áustria


 



Os austríacos têm o hábito de jogar chumbo derretido num copo com água no momento em que o relógio soa a zero hora de um novo ano. As figuras que surgem quando o chumbo esfria são guardadas pelas pessoas como um amuleto que irá ajudar na realização dos pedidos feitos na passagem do ano.

Ano Novo na Alemanha

 

Na ceia de Ano Novo, os alemães preparam pratos com leitão e enchem as mesas com porcos em miniatura feitos de marzipã (massa doce), açúcar, massa de biscoito ou chocolate, pois o animal simboliza boa sorte.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013





Minha mãe colocou um pisca-pisca lá fora e me perguntou se estava
funcionado. Fui lá ver e respondi: Agora tá...agora não...agora tá...


domingo, 22 de dezembro de 2013




Ah como eu adoro o Natal!!!!
Parece que tudo fica mais feliz, as ruas mais bonitas, árvores de natal todas enfeitadas, pisca-pisca, tudo fica tão colorido, tão mais bonito!




quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Rabanada





Rabanada é um doce de pão de trigo (pão-de-forma baguete ou outro) em fatias que, depois de molhadas em leite, vinho (no Minho usa-se vinho verde tinto ou branco) ou calda de açúcar, são passadas por ovos e fritas.
As rabanadas fazem parte de muitas mesas da consoada em Portugal, e em várias ceias do Brasil. Servem-se polvilhadas com açúcar de canela ou regadas com calda de açúcar, xarope de bordo ou mel.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Sinos





Falam da alegria que devemos ter durante toda a nossa vida porque temos um Salvador que diariamente nos ajuda a chegar ao céu. Queremos que a mensagem do nascimento de Jesus,para a libertação dos homens,se espalhe forte e penetrante por todos os ares.


Anjos





Mensageiros de Deus na história da salvação. São sinal de que “os Céus se abriram e Deus visitou o seu povo”. Simbolizam a comunicação de Deus.

Velas





As velas simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. Ele próprio disse: ”Eu sou a luz do mundo. Quem anda comigo não anda nas trevas”.
 Cada Natal deve renovar a nossa fé em Jesus e nosso empenho de viver n’Ele, na sua luz; e assim, ser também com Ele, e como Ele, a luz do mundo.

Natal na Suécia





As festas de Natal começam no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. Nesse dia as crianças escrevem suas cartas de pedidos, que São Nicolau troca por um saquinho de balas ou nozes. 
Os presentes chegam no dia 25.
 Na noite de Natal, a filha mais velha se veste de branco com uma faixa vermelha amarrada na cintura e uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça. Ela leva cuidadosamente café e bolinhos para cada membro da família aos seus quartos.


Saudação : "God Jul"







domingo, 8 de dezembro de 2013

The Spirit of Christmas Past

Natal no Havaí!





O luau, festa tradicional havaiana, geralmente é organizado para comemorar o Natal. Homens usam camisas havaianas e mulheres usam saias havaianas. Colares de flores e chapéus de Papai Noel também compõem o figurino. Os luaus ocorrem na praia e o prato principal geralmente é porco assado.


Em vez da tradicional árvore de natal coberta de luzes e decorações, as palmeiras são decoradas com luzes do lado de fora das casas. Poinséttia, uma planta associada com o Natal, é nativa do Havaí e floresce em dezembro. Muitas pessoas cultivam grandes arbustos festivos de poinséttias no quintal.

O Papai Noel tem o mesmo emprego no Havaí e no resto do mundo, mas lá ele não tem renas e trenó com brinquedos. Em vez disso, ele aparece em uma canoa vermelha puxada por golfinhos.




Saudação : "Mele Kalikimaka"


Silent Night

Missa do galo





A Missa do Galo tem origem na província espanhola de Toledo. 
No dia 24 de Dezembro cada lavrador matava um galo, levava-o para a igreja e oferecia-o aos pobres, para terem um almoço melhorado no dia de Natal. Em algumas aldeias espanholas e portuguesas levava-se o galo vivo para a igreja para que ele cantasse durante a missa.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

São Nicolau






Na Alemanha a celebração natalina é muito forte também nas semanas que antecedem a noite de Natal. Além dos tradicionais Weihnachtsmärkte, feiras de rua que tomam conta das cidades nessa época, e dos Adventskalender, há outras tradições que diferem do Brasil. Uma delas é o Nikolaustag ou Dia de São Nicolau, comemorado no dia 6 de dezembro.

A data é inspirada em um bispo que viveu no século III, na região conhecida hoje como Turquia. Ele ganhou fama por ajudar os pobres e realizar milagres, como a ressurreição de crianças, e acabou sendo santificado pela Igreja Católica. Com o tempo, as histórias de São Nicolau se disseminaram por outros países e ele acabou se tornando o Papai Noel dos alemães.

Segundo a tradição, ele deixa doces e guloseimas nas botas das crianças que se comportaram bem durante o ano. Algumas famílias chegam a contratar “Nikolaus” para este dia, que também é muito festejado nas escolas.


 Além dele, outra personagem também é importante nas festas de fim de ano na Alemanha: a Christkind. Este anjo, geralmente uma mulher, é quem traz os presentes na noite de Natal.

Flor-do-natal






A poinséttia, também designada pelos nomes de bico-de-papagaio, rabo-de-arara e papagaio (no Brasil), cardeal, flor-do-natal, ou estrela-do-natal é uma planta originária do México, onde é espontânea. O seu nome científico é Euphorbia pulcherrima, que significa “a mais bela (pulcherrima) das eufórbias”.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Brilha Brilha Estrelinha






Brilha, brilha estrelinha,
Lá no céu pequenininha.

Solitária se conduz,
Pelo céu com tua luz.

Noite a noite veja bem,
Fico triste se não vem.

Brilha, brilha estrelinha,
Lá no céu pequenininha,

Lá no alto brilhas tu,
Dando luz ao céu azul.

Olha só repare bem,
Já dormiu o meu neném.






domingo, 1 de dezembro de 2013

Calendário do Advento




O Calendário do Advento vem dos Luteranos alemães, que  até o começo do século XIX, faziam a contagem regressiva para o dia do Advento.

 O calendário tradicional consiste em dois pedaços de cartolina sobrepostos. Vinte e quatro janelas são cortadas na camada superior com um número entre 1 e 24 em cada uma delas. Começando no primeiro dia de dezembro, uma janela é aberta a cada dia, fazendo a contagem regressiva até a noite de Natal. De 24 até 1. Cada compartimento mostra uma imagem que pode ser tanto sobre o Natal ou o nascimento de Cristo quanto cenas relacionadas à festa de Natal, como bolas, pinheiros e estrelas.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013





Natal não é magia nem mística, é a Magnitude de Deus suprindo a necessidade humana de Amor e Vida em Abundância!

Mariângela Anelli