quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Natal na Rússia
O Natal na Rússia é baseado no calendário Juliano e por isso celebra-se no dia 6 de Janeiro a véspera de Natal.
A refeição é tradicionalmente sem carne, mas é uma refeição festiva com vários pratos, mas o prato central é Kutya, uma papa feito de bagos e grãos, simbolizando esperança e imortalidade, sementes de papoila e mel, simbolizando sucesso, felicidade e descanso. Todos os presentes comem a Kutya do mesmo prato, símbolo de unidade.
Algumas pessoas atiram uma colher de Kutya contra o teto e se ficar, sem pingar, a safra de mel será boa para o ano seguinte.
Na véspera de Natal em 6 de Janeiro, as pessoas levam velas e lanternas, e dão a volta à Igreja. Chama-se a Procissão Krestny Khod. Depois do serviço, em que cantam cânticos e rezam, voltam a casa para a ceia de meia noite.
Em nenhuma casa pode faltar a árvore de Natal, ornada com flores e velas, conforme um antigo costume que o Czar Pedro, o Grande, tinha trazido da Holanda, no século XVIII. A árvore de Natal (a iolka) é a única árvore que se mantém verde e viçosa, quando todas as plantas ficam adormecidas debaixo da neve. O Natal é também uma festa para as crianças, por ser a manifestação de Deus como um menino. Em todas as comunidades, organiza-se a festa da iolka para crianças, com presentes e cânticos natalinos, chamados “koliady”.
SAUDAÇÃO: Vesyoloye Rozhdyestvo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário