O conteúdo do Natal é o Amor. É o que as crianças devem viver com intensidade nesta festa, o amor que une e fortalece os homens, o amor sem discriminação ou vaidade. A imagem do amor no Natal está representada no nascimento de uma criança e o homem vivenciará esta festa à medida que se prepara para comemorar esse nascimento.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Sonhos de Natal
























"Sonhar é acordar-se para dentro" escreveu Mário Quintana no poema intitulado "Os parceiros". Sonhos de Natal são exatamente isto: um despertar interior, um iluminar-se de dentro para fora. Os Sonhos de Natal nos despertam para os nossos anseios mais profundos: comunhão com Deus e com o próximo. No Natal tomamos consciência de que os nossos sonhos de fraternidade e paz não morreram, apenas adormeceram em nossa alma esperando serem despertados pelas luzes natalinas.
Corremos o ano inteiro ignorando nosso mundo interior. Passamos o ano acreditando que somos um corpo que possui uma alma, quando deveríamos saber que somos uma alma que possui um corpo. Paulo dizia: "Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia" (2 Co 4.16). Os Sonhos de Natal nos despertam para o cuidado que dedicamos à nossa alma, ao mundo interior invisível, mas nem por isso menos real. Um mundo que é real e eterno.
Somente os Sonhos de Natal podem nos retirar do delírio que toma conta de todos. Em nosso delírio acreditamos que o fato de não termos mais tempo para encontrar amigos e familiares é uma evidência de que estamos "progredindo", afinal, pessoas importantes estão sempre ocupadas. Em nosso delírio acreditamos que estamos mais ricos porque compramos mais coisas. Em nosso delírio acreditamos que ficamos mais sábios porque contamos com mais informações. Em nosso delírio celebramos o direito ao egoísmo e à indiferença, afinal de contas, não é "cada um por si e Deus por todos"?
Que Sonhos de Natal despertem em nossa alma e digam: pessoas importam mais que coisas;
Que Sonhos de Natal despertem em nossa alma e digam: grandes mudanças começam com pequenos gestos;
Que Sonhos de Natal despertem em nossa alma e digam: é verdade que o mundo tem sido assim, mas ele pode ser diferente e eu posso fazer a diferença.
Que as luzes de Natal, nesta noite, desçam sobre nós e despertem estes e outros sonhos que estejam adormecidos em nossa alma. Recebamos a luz do Natal de nosso "Pai das luzes" (Tg 1.17).

Rev. Valdinei Aparecido Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário