O conteúdo do Natal é o Amor. É o que as crianças devem viver com intensidade nesta festa, o amor que une e fortalece os homens, o amor sem discriminação ou vaidade. A imagem do amor no Natal está representada no nascimento de uma criança e o homem vivenciará esta festa à medida que se prepara para comemorar esse nascimento.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Carta ao Papai Noel






















 


Querido Papy Noel
Desculpe a intimidade , mas sou um pouco abusada mesmo!
Como você bem sabe, sou absolutamente apaixonada por duas coisas nesta vida : pelo Natal e pelas estrelas que enfeitam o céu .
Espero ansiosamente por esta noite que considero a mais bela do ano.

É como se eu renascesse um pouco todos os anos, uma alegria imensa invade meu coração e fico sorrindo como uma criança que nunca deixei de ser.
Esta criança que existe dentro de mim continua sonhando e esperando coisas boas da vida e das pessoas.
E nem adianta pedir para eu colocar os pés na terra, sou incorrigivelmente sonhadora para isso.
Este ano tive o melhor Natal da minha vida!

Ah já sei que você vai dizer:
-Você sempre fala isso!"

Ganhei muitos presentes bonitos e carinhosos, mas o melhor de todos, tenho que confessar, continua sendo esta mania que tenho de me encantar com as pequenas coisas, os pequenos gestos de amor e esta vontade louca que tenho de ser feliz.
Hoje estive pensando que nunca em minha vida escrevi uma cartinha para pedir presente para você e sabe de uma coisa?

Meu coração bate forte na noite de Natal ,esta magia está sempre presente dentro de mim e não há nada que me dê mais felicidade do que esta noite feliz!
Nunca precisei pedir , sempre tive muito mais do que mereço e só tenho motivos para agradecer .
Para finalizar essas mal traçadas linhas ( ah meu teclado do computador perdeu várias letras) sugiro que no próximo ano você use um bermudão e uma regata vermelha e apare esta barba comprida.
Aqui faz um calorão danado e os médicos aconselham -nos a usar roupas leves e beber muito líquido.

Sua fã incondicional,

Nana Pereira

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009













No primeiro Natal, havia magos a caminho, em cujo coração ardia uma importante pergunta: "Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo" (Mt 2.2).

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Feliz Olhar Novo!





O grande barato da vida é olhar pra trás e sentir orgulho da sua história.

O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e AGORA!
Claro que a vida prega peças.É lógico que, por vezes, o bolo sola, o pneu fura, chove demais.
Mas... Pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?

Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho?
Tá certo, eu sei, Polyanna é personagem de ficção, hiena come porcaria e ri, eu sei.
Não quero ser cego, burro ou dissimulado. Quero viver bem. 2009 foi um ano cheio. Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões... Normal. Às vezes se espera demais das pessoas... Normal. A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou...Normal.

2010 não vai ser diferente. Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja,mas e aí? Fazer o que? Acabar com o seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança? O que eu desejo pra todos nós é sabedoria, é que todos nós saibamos transformar tudo em uma boa experiência! Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado. Ele passou na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim. Entender o amigo que não merece nossa melhor parte.
Se ele decepcionou, passa pra categoria 3, a dos amigos. Ou muda de classe, vira colega. Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém.
O nosso desejo não se realizou? Beleza, não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa pra esse momento (me lembro sempre de uma frase que adoro: 'Cuidado com seus desejos, eles podem se tornar realidade'). Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano.Não adianta lutar contra isso.


Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes ...... Desejo pra todo mundo esse olhar especial......2010 pode ser um ano especial se nosso olhar for diferente. Pode ser muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos, e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro.
2010 pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, maneiro, especial... Pode ser puro orgulho.

Depende de mim! De você!

Pode ser. E que seja!!!

Que a virada do ano não seja somente uma data, mas um momento para repensar tudo o que fizemos e que desejamos, afinal sonhos e desejos podem se tornar realidade somente se fizermos jus e acreditarmos neles!



Carlos Drumond de Andrade

Natal Das Crianças




















Natal Natal das crianças
Natal da noite de luz
Natal da estrela-guia
Natal do Menino Jesus

Blim, blão, Blim, blão
Blim, blão...
Bate o sino da matriz
Papai, mamãe rezando
Para o mundo ser feliz
Blim, blão, Blim, blão
Blim, blão
O Papai Noel chegou
Também trazendo presente
Para vovó e vovô

Black-Out

Adeste Fideles









Fiéis, caminhantes
Vinde com alegria
Bem-vindos, bem-vindos
Todos a Belém
Recém-nascido é o rei dos anjos
Bem-vindos, adoremos
Bem-vindos, adoremos
Bem-vindos, adoremos
Nosso Senhor
E na manjedoura
São reis e pastores
Que se aproximam
Cheios de emoção
Nos acheguemos, também, festejemos
Bem-vindos, adoremos
Bem-vindos, adoremos
Bem-vindos, adoremos
Nosso Senhor

Domínio Público/ adap.: Ivan Lins

terça-feira, 22 de dezembro de 2009





















Esquece os outros dias que te tornaram triste. Há um menino, em algum lugar azul, inundando teu caminho de felicidade, amor e luz. Ele tornará teu coração criança.
É Natal!
Nana Pereira

Presépio























Presépio, em hebraico significa "a manjedoura dos animais", sendo também utilizada como sinônimo de estábulo. No Novo Testamento, São Lucas conta que Jesus ao nascer foi reclinado em uma manjedoura, como as muitas que existiam nas grutas da Palestina, utilizadas para recolher animais.

Dia de montar a árvore!


























O dia de montar a ornamentação de Natal varia de país para país. Em muitas cidades dos Estados Unidos, por exemplo, só se monta a árvore na véspera de Natal. É a famosa "noite anterior" tão esperada pelas crianças. Em muitos países da Europa, já no dia 25 de novembro, um mês antes, a população monta o presépio e a árvore.
Entre nós, nunca se firmou uma tradição, apenas a de desmontar - dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

Segundo a História, os reis avisaram a Maria e a José do perigo representado por Herodes. O casal fez de tudo para não deixar pista do nascimento do Menino Jesus para os soldados do Rei. Assim, segundo a tradição, no dia 6 de janeiro, nós também devemos guardar tudo o que diz respeito a Natal.

Tradição de colocar sapatinhos ou de pendurar meias junto à chaminé















De onde vem a tradição de colocar sapatinhos ou de pendurar meias junto à chaminé?

A tradição de colocar os sapatinhos ou a de pendurar as meias junto à chaminé veio da cidade de Amsterdã, na Holanda. As crianças deixavam os tamancos (típicos daquele país) na entrada da porta e os pais deixavam um presente sobre cada par. Em Portugal, as crianças tinham esse costume. Deixavam os sapatos à porta, na véspera do dia de S. Nicolau, para que estes se enchessem de presentes.

Diz a lenda que São Nicolau teve conhecimento de que três moças muito pobres não podiam se casar porque não tinham dinheiro. Então, São Nicolau, comovido, durante a noite, para não ser visto, atirou moedas de ouro pela chaminé, as quais foram cair dentro das meias, que nela foram postas para secar junto ao fogo. Por esse motivo, surgiu a tradição de se colocar a meia ou o sapato na chaminé para que, na manhã do dia de Natal, neles fossem encontrados presentes.

Fonte: Natal no Mundo

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

domingo, 20 de dezembro de 2009

Feliz Navidad





















Feliz Navidad Feliz Navidad Feliz Navidad
próspero anõ y felicidad
Feliz Navidad Feliz Navidad Feliz Navidad
próspero anõ y felicidad

Coroa do Advento























As quatro velas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais, a Cruz de Cristo, o Sol da salvação, que ilumina o mundo envolto em trevas. O ato de acender gradativamente as velas significa a progressiva aproximação do Nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas.Originariamente, a velas eram três de cor roxa e uma de cor rosa, as cores dos domingos do Advento.

O roxo, para indicar a penitência, a conversão a Deus e o rosa como sinal de alegria pelo próximo nascimento de Jesus, usada no 3º domingo do Advento, chamado de Domingo “Gaudete” (Alegrai-vos).

Existem diferentes tradições sobre os significados das velas. Uma bastante difundida:

* a primeira vela é do profeta;
* a segunda vela é de Belém;
* a terceira vela é dos pastores;
* a quarta vela é dos anjos.

Outra tradição vê nas quatro velas as grandes fases da História da Salvação até a chegada de Cristo. Assim:

* a primeira é a vela do perdão concedido a Adão e Eva, que de mortais se tornarão seres viventes em Deus;
* a segunda é a vela da fé dos patriarcas que crêem na promessa da Terra Prometida;
* a terceira é a vela da alegria de Davi pela sua descendência;
* a quarta é a vela do ensinamento dos profetas que anunciam a justiça e a paz.

Nesta perspectiva podemos ver nas quatro velas as vindas ou visitas de Deus na história, preparando sua visita ou vinda definitiva no seu Filho Encarnado, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:

* o tempo da criação: de Adão e Eva até Noé;
* o tempo dos patriarcas;
* o tempo dos reis;
* o tempo dos profetas.





a vela























A vela simboliza a luz que veio ao mundo com o nascimento de Cristo, como lemos no profeta Isaías 9.1: "O povo que andava na escuridão, viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas". Consumindo-se completamente para gerar luz, a vela simboliza a doação em favor da vida. Mesmo com toda a iluminação artificial, a vela conserva seu valor.

Coroa do advento





















Advento quer dizer tempo da chegada. O que era esperado se aproxima, está para acontecer, chegou a hora de se concretizar.

Cada domingo de advento acendemos uma vela na coroa e lembramos:

* 1ª vela: os profetas do AT que falaram da vinda e profetizaram o seu nascimento;
* 2ª vela: João Batista, o último dos profetas, que preparou o caminho para Jesus;
* 3ª vela: Jesus Cristo virá para julgar os vivos e os mortos e edificar o seu reino;
* 4ª vela: Deus está em nosso meio sempre que ouvimos a sua palavra.

A COROA simboliza o fato de Jesus ser Rei.
Os RAMOS VERDES lembram a eternidade de Deus.

Estrela de Belém










Segundo conta a tradição, a estrela de Natal, também conhecida como a estrela de Belém, anunciou a chegada e o nascimento de Jesus ao mundo e dirigiu os Reis Magos ao presépio onde se encontrava Jesus. A estrela tem 4 pontas e uma cauda luminosa. As 4 pontas representam as 4 direções da terra: Norte, Sul, Leste, Oeste de onde vêm os homens para adorar a grande luz que é o Filho de Deus.




Sino que toca suave
Lá na torre de Belém,
Toca os corações também...


Nana Pereira

Natal é coisa séria




O significado do Natal está entre nós...
Não é isto nem aquilo, tampouco Papai Noel dizendo: ho ho ho!
Não é pisca-pisca, nem ¨jingobel¨, cantado o tempo todo, em todos os cantos.
Não é presentes caros ou baratos, dados ou recebidos,
Não é pinheiro ou outra árvore enfeitada, acendendo e apagando.
Não. Não é nada disto, apenas.
Natal é muito mais que tudo isto, que são meros indicadores do verdadeiro sentido da festa do nascimento de Cristo. NATAL É CRISTO, vivo no meio de nós.
Os símbolos natalinos não devem encerrar-se em si mesmos, por exemplo: o significado da árvore de natal é fabuloso, pois quer nos dizer que, estando sempre verde é a vida de Cristo que se manifesta no meio de nós e a favor de nós. É o Deus conosco, o Emanuel, o príncipe da Paz,tomando a decisão de vir Ele mesmo nos visitar.
Os símbolos são como uma seta, a nos indicar autêntico e único significado do Natal que é o nascimento do salvador da humanidade, JESUS CRISTO.
Ora, perigo é o de nos apegarmos demasiadamente às ¨coisas¨ do Natal e nos esquecermos do dono do Natal,do plano de Deus para o mundo,através desta bonita festa,cuja celebração é exclusiva dos cristãos, que não raras vezes O trocam pelo papai Noel.
O que mais poderia ser o Natal...
Momento de se iniciar novos propósitos, novas metas em favor do bem e da vida.
Quem sabe de se perdoar com mais firmeza, de ser melhor, mais humano.
De ampliar a capacidade de amar, de ir mais adiante com a tolerância.
De deixar nascer, com o menino Jesus, novos projetos, novos sonhos a realizar.
Ou talvez, esquecer os que não deram certo, ou se puder, consertá-los, melhorá-los, e apostar de novo na capacidade de querer e fazer o mundo melhor, pois é possível.
Natal é isto: é desejar ver a vida e o mundo com os olhos de Cristo, que ao nascer veio Ele mesmo nos visitar, manifestando-se desde criança na nossa própria História, nos indicando o caminho de verdadeira felicidade.
NATAL É CRISTO NASCIDO DENTRO DO NOSSO CORAÇÃO.


Apolinário da Cunha



















“Natal, minha criança, é amor em ação. Toda vez que nós amamos, toda vez que nós damos, é Natal”
(Dale Evans Rogers)

É Natal




















É Natal... É Natal!
Lá na rua...
Tantos hinos

É Natal... É Natal!
Brilham as luzes...
Soam os sinos

É Natal... É Natal!
Brilha a estrela
Que ilumino

É Natal... É Natal!
Já nasceu o Deus
Menino.


Narcélio Lima

Estrelinha de Natal



Caia do céu estrelinha
Caia aqui no meu quintal
Seja minha companhia
Nesta noite de Natal

Caia logo estrelinha
Estrelinha aí do céu
Nos convide com magia
Para ver Papai Noel

E depois, minha estrelinha,
Ilumine os olhos meus
Traga toda alegria
Pra noite do menino Deus.


Narcélio Lima

Quando penso o Natal























QUANDO PENSO O NATAL
imagino o menino Jesus nascendo
na mente e no coração dos homens
iniciando uma grande mudança.

QUANDO VEJO O NATAL
volto para dentro de mim mesmo
me silencio e começo a contemplá-lo
como instrumento de transformação.

QUANDO RESPIRO O NATAL
sinto o desejo de expandi-lo,
de fazer com que todos,
homens e mulheres,
sejam dignos de saboreá-lo.

QUANDO VIVO O NATAL
começo a caminhar,
a olhar os horizontes da vida,
a unir todos num único caminho: A Felicidade!

QUANDO TRANSMITO O NATAL
tomo consciência de minha existência,
amplio a vontade de servir,
busco o meu bem maior
que está fundamentado no bem do outro.
O bem cotidiano é o segredo do espírito
N A T A L I N O!

José Damião Limeira

E se o sonho de Natal for apenas esperança




















Bola, pião; sorriso, alegria, esperança
São presentes de Natal
Sonho de todas as crianças
Que querem uma lembrança
Deste dia especial

E se o sonho de Natal for uma bola
Colorida com um azul infinito
Que seja uma bola que rola
Com um jeito faceiro e bonito

E se o sonho de Natal for um pião
De madeira,
girando como se fosse por encanto ou magia
Que seja veloz ou pelo menos então
Como a vida, cheia de voltas e poesia

E se o sonho de Natal
For apenas um sorriso
Que seja um sorriso sem igual
Porque viver é preciso

E se o sonho de Natal for apenas alegria
Pra transformar a vida
Que seja a transformação do dia a dia
Em novela de Tv colorida

E se o sonho de Natal for apenas um sonho
De uma criança ou de um eterno aprendiz
Que vive na esperança de um futuro risonho
De um novo Mundo e de um dia feliz!


Gabriel Egidio do Carmo

sábado, 19 de dezembro de 2009

Um sonho de Natal














Luzinha era uma estrela bem miudinha que morava lá no céu, misturada com as outras , brincando de piscar.
Quando chegava o mês de dezembro, ficava sonhando...
Ficava sonhando em ser estrela do Natal , bem brilhante e bonita.
E suspirava : "Como seria bom todo mundo olhando para mim , lá de baixo , com o coração contente!"
Mas, ela sabia que não tinha tamanho para isso...Que aquela noite era muito especial e precisava de um brilho bem fortão , que iluminasse os olhos das pessoas.
Parecia mesmo um desejo impossível de realizar.
Mas, bem no dia 24 , a estrela do Natal ficou doente!
Tudo porque um raio de sol escapou de seu lugar e caiu direto nela. Agora ela estava ardida e toda vermelhinha , sem o brilho de sempre. Até ficar boa, já seria o ano novo.
Então Luzinha teve uma idéia! E o seu sonho salvou aquele Natal.
Quem olhava para o céu, nem notava a diferença . Lá estavam todas as estrelas miudinhas , num abraço apertado!
Por acaso você saberia se eu não tivesse contado?

Evelyn Heine

Louvemos toda a criação e seus encantos
























Noite bela, noite santa, noite feliz

Brindemos à saúde dos homens de boa vontade

Que nossos corações se embriaguem de amor

Exultemos de alegria e de felicidade!

Louvemos toda a criação e seus encantos!

Nana Pereira


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Recados para Feliz Natal
http://rpnarede.files.wordpress.com/2007/12/natal.gif

Vela de Natal

feliznatalvela.gif


A lenda da vela de Natal fala de um sapateiro que vivia numa cabana perto de um povoado. Ainda que sendo um homem pobre, colocava sua vela na janela todas as noites para guiar os viajantes. Apesar das guerras, os problemas e a enfermidade, sua luz nunca fraquejava. Isto inspirou outros povoados e, durante a temporada natalina, a maioria dos habitantes costumavam pôr uma vela na sua janela. O costume cresceu e se fez universal.
bola.gif

Minha Árvore


arvnatal22.gif
Vou armar uma árvore, escondida
no coração, recôndito de mim.
Será planta odorífera: alecrim,
por faces de pessoas preenchida

Tais faces vou colhê-las no jardim
dos amigos de sempre cuja vida
fazem a minha vida colorida
e perfumada: há rosas e jasmins

Amigos do passado eu ponho ao centro
amigos do presente mais à mão
para incluir a todos na oração:

“Senhor, - que trago aqui também por dentro -,
meu coração, com carga especial
transplanta para o teu neste Natal.”
(Diogenes P. de Araújo)
poinsettiasparkled.gif



É tão bom sentir este clima de paz
e harmonia que invade o coração
dos homens quando chega o Natal!
  • Gif Enfeite de Natal
  • Gif Enfeite de Natal
  • Gif Enfeite de Natal

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Dlim, dlim, dlim






Dlim, dlim, dlim,
Dlim, dlim, dlão
Lá, lá, lá, lá, lá.
Vão os três Reis Magos
A caminho de Belém
É noite de Natal
Nasceu Jesus! Amém!

Os astros do céu
Brilham com todo o fulgor
Porque nasceu Jesus
O nosso Criador.
Sobre a manjedoura
Desce um raio de luz
Iluminando os olhos
Meigos de Jesus.

Sinos de Belém







Bate o sino
pequenino
sino de Belém
Já nasceu
o Deus menino
para o nosso bem!
É Natal, é Natal
sininhos de luz!
Replicai, badalai
que nasceu Jesus!
Paz na Terra
pede o sino
alegre a cantar!
Abençoe!
Deus Menino
sempre o nosso lar!

Natal azul



Se o céu é azul,
O mar é azul
E dizem que o amor também é azul,
Então, o Natal também deveria ser azul...

Nana Pereira

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Flor de Natal

















Conta a lenda que uma menina chamada Pepita, pela época do Natal ia com seu povo colocar oferendas no presépio aos pés da imagem do menino Jesus. A menina ia muito triste pelo caminho porque não tinha presentes, nada de valor para oferecer, e seu primo lhe consolou dizendo que tinha certeza que não importava o valor do que tinha a oferecer ao menino Jesus, se dado de coração, teria imenso valor para ele, porque ele via era a intenção de cada um. Encorajada pelas palavras do primo juntou a beira da estrada um ramalhete de folhagens e se dirigiu a capela. Lá chegando sentiu-se muito triste, e envergonhada, mas encheu seu coração de ternura e em um simples gesto de amor colocou no altar os ramos que trazia, foi quando todos que estavam presentes assistiram as folhas se transformarem lentamente em brilhantes pétalas vermelhas, e todos saíram a contar o milagre. A partir de então elas ficaram conhecidas como as “Flores de notche buena” e florescem todos os anos na época de Natal.

A flor símbolo do Natal


























Poinsettia

Originária do México, aqui no Brasil a Poinsettia é conhecida como bico-de-papagaio, papagaio, rado-de-arara, estrela de natal, flor-de-natal, folha-de-sangue ou ainda cardeal e nos Estados Unidos onde também é considerada a flor símbolo do Natal é conhecida com nomes significativos como estrela-do-natal, Christmas star ou flor-do-natal, Christamas flower. Tem o nome cientifico de Euphorbia pulcherrima, que quer dizer “a mais bela das eufórbias”. A planta era utilizada pelos astecas para a pintura de tecidos e também da pele, além utilizarem a sua seiva juntamente com outras substancias para combater a febre.

Uma Flor para o Natal


















A situação não andava muito boa na casa de Alice. O marido estava desempregado há muito tempo e ela mal conseguia comprar comida para alimentar as crianças com o que sobrava após pagar as contas. O natal se aproximava e ela sabia que aquele seria um momento de profunda tristeza para todos. Desde que formara uma família, aquele seria o primeiro natal em que passariam “em branco”. E essa situação a deixava completamente arrasada e deprimida.

O marido procurava desesperadamente emprego e, mesmo sendo altamente qualificado nada encontrava. Por mais incrível que pudesse parecer, essa era a razão para o seu desemprego prolongado. Sempre que ia para uma entrevista, era recusado por ser “qualificado de mais” e a empresa não poder pagar um salário “adequado”. Mesmo ele praticamente implorando, era sempre descartado.

Ele sabia que naquele natal, não haveria sequer uma flor para alegrar a casa. A prioridade eram as contas básicas e a alimentação das crianças. Suas esperanças se esvaiam conforme a data festiva se aproximava e ele não via saída para aquela situação deprimente e, aparentemente, irreversível.

Por sua vez, Alice se esmerava em tudo o que podia. Como não tinha uma profissão definida, aceitava qualquer trabalho que aparecesse o que, invariavelmente, representava baixos salários e quase nenhum benefício. Mas ela estava determinada em impedir que sua família naufragasse e que o natal fosse um desastre total.

O natal chegou e com ele toda a concentração da tristeza e da depressão que se abatia sobre Alice e seu marido. Ele saiu logo cedo e passou to do dia fora de casa. Ela, preocupada e disposta a tudo para não permitir que aquele natal fosse triste e vazio, apanhou algum dinheiro que tinha economizado e foi às compras. A ceia de natal estaria garantida e um pouco de alegria reinaria naquela casa, pelo menos naquele dia especial.

Depois de comprar tudo e enquanto caminhava pela casa, encontrou uma velha que vendia flores numa barraca quase na porta do mercado. A senhora já tinha vendido praticamente tudo e restava apenas uma única flor, já meio murcha.

Alice parou diante da barraca da velha senhora e por alguns momentos pensou em pedir a flor para enfeitar a mesa da ceia. Mas não tinha mais qualquer dinheiro e sentia muita vergonha em pedir a flor para a mulher e ser ridicularizada. Mas, enquanto pensava nisso, percebeu que a velha senhora se levantava do banco em que estava e apanha a flor no vaso. Alice começou a caminhar quando a velha a chamou e, estendo a mão com a flor lhe disse: “Tome, minha filha, uma flor para o natal; vai lhe trazer felicidades”.

Alice agradeceu achando aquilo uma coincidência incrível e partiu para casa com passos apressados. Quando chegou, encontrou seu marido sentado na sala rodeado pelas crianças e todos sorriam e gritaram quando ela entrou. Ele levantou e a abraçou com uma força e com um amor que ela não percebia nele há muito tempo. Ainda sem assimilar o estranho comportamento de seu marido, Alice ficou maravilhada enquanto ele contava como encontrou um velho amigo de infância no shopping onde caminhava para espairecer e que, este velho amigo, era dono de uma das maiores empresas da região. A maior notícia era que ele comentara que estava desempregado e passando por dificuldades e o seu amigo o contratou imediatamente.

Alice ficou muito feliz e aquele natal foi mesmo indescritível e memorável. Dias depois, passando pelo mercado mais uma vez, Alice procurou pela velha senhora e como não a encontrasse em parte alguma; perguntou para um camelô que vendia nas proximidades pela velha que vendia flores ali.

Assustado e confuso, o camelô disse que por ali nunca se venderam flores e, muito menos, havia uma vendedora idosa. Enquanto ele falava isso, Alice irrompeu em lágrimas e entendeu imediatamente que a velha ou era um anjo ou era um bom espírito que foi colocado em seu caminho para lhe dar esperanças.

E todos os anos seguintes ela sempre comprava uma flor de natal.

(Desconheço o autor)

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009




O Natal não pode ser apenas um momento,
Antes deveria ser uma vida,
Todos os dias deveriam ser NATAL.

domingo, 13 de dezembro de 2009



- Se você for passar o Natal no Japão, pode ir treinando. Feliz Natal e Feliz Ano-Novo em japonês é: Shinnen Omedeto e Kurisumasu Omedeto.

- No Japão, o Papai Noel é chamado de Jizo. Não parece o nome daqueles heróis japoneses? Fico imaginando se lá o Papai Noel (ou melhor, o Jizo) sabe lutar caratê.


Carta Femina ao Papai Noel







QUERIDO PAPAI NOEL,

Este ano não tenho a menor intenção de ser humilde, pensar no próximo, ser caridosa, etc. Vou pedir sem miséria, estou de saco cheio de ser delicada em meus pedidos e receber migalhas.
Segue minha lista, posso assegurar que muitas de minhas amigas irão gostar, de modo que o senhor pode produzir tudo no atacado para baratear os custos:

- Desejo que não haja limite nos cartões de crédito, e que exista um código especial para fazer compras, de maneira que a fatura seja automaticamente zerada.
- Quero um homem de verdade, Mas, fala sério, Papai Noel, não me traga imitações ! Diga NÃO à pirataria! Chega de genéricos!
- Quero um dispositivo instalado no umbigo que jogue fora toda a gordura consumida, desinflando.
- Quero também um aspirador gigante, com detector de canalhas, de modo que se algum deles se aproximar, seja imediatamente sugado, triturado e reduzido a pó.
- NÃO QUERO ME DEPILAR NUNCA MAIS !!! Ou o senhor faz a moda pedir pernas, axilas, buço e virilha cabeludas, ou suma de vez com todos os pelos indesejados de meu corpo.
- Um chocolate que elimine a celulite e hidrate a pele ao ser ingerido.
- Quero uma manicure e pedicure definitiva, que dure para sempre como se tivesse acabado de fazer.
- Meu marido, noivo, namorado, ou rolo, deve adivinhar todos os meus desejos, e toda vez que se aproximar de mim deve dizer o quanto sou linda, inteligente e especial.
- Que me traga presentes e trate bem minha família, e também adivinhe quando for hora de sumir, quando eu estiver sensível ou com TPM.
- Um presente ideal seria uma gravidez que durasse apenas dois dias e um parto indolor.
- Para o ciclo menstrual, vou ser camarada, pedir que dure 2 horas. Também gostaria de um botãozinho que eu apertasse quando quisesse não estar fértil.
- Quero roupas que sofram uma metamorfose de acordo com as tendências e as estações, com tecidos auto-limpantes e auto-passantes.
- Se um homem se atrever a me trair, ou estiver mentindo, que uma luz vermelha se acenda em seu nariz, como aquela sua rena, e que logo em seguida ele confesse tudo o que fez.
- Em caso da mais remota chance de infidelidade, faça com que ele não consiga uma ereção naquele momento.
- Mas, atenção, não quero uma brochada definitiva, pois também não me seria conveniente.
- Quero uns comprimidos que alterem automaticamente cor, comprimento e textura do cabelo, permitindo os mais variados penteados, que voltarão ao normal no momento em que eu assim desejar.
- Vou pedir novamente um suprimento infinito de sapatos, bolsas, cosméticos e jóias, visto que minha solicitação anterior foi esquecida.
- E quero também um espaço auto-organizante que acomode tudo.
- Também vou pedir DE NOVO: me mande um robozinho que limpe, lave, passe, cozinhe e toque música, que não falte, não peça aumento e não acabe com o sabão em pó em uma semana.
- Bumbum, peitos e coxas, tudo com botõezinhos que inflem e desinflem segundo a ocasião, situação e minhas intenções.
- Que abdominais sejam coisas que possamos comprar prontas, no supermercado.
- Quero 150 de QI e 50 de cintura, NÃO O CONTRÁRIO !!

PAPAI NOEL, MEU FOFO !!!
Espero que não seja muito complicado atender minha listinha.
Nos vemos daqui a alguns dias, mas se conseguir terminar tudo antes, pode entregar antecipado e ficarei imensamente grata.

Desconheço a autoria do texto


Papai Noel às Avessas












Papai Noel entrou pela porta dos fundos
(no Brasil as chaminés não são praticáveis),
entrou cauteloso que nem marido depois da farra.
Tateando na escuridão torceu o comutador
e a eletricidade bateu nas coisas resignadas,
coisas que continuavam coisas no mistério do Natal.
Papai Noel explorou a cozinha com olhos espertos,
achou um queijo e comeu.

Depois tirou do bolso um cigarro que não quis acender.
Teve medo talvez de pegar fogo nas barbas postiças
(no Brasil os Papai-Noéis são todos de cara raspada)
e avançou pelo corredor branco de luar.
Aquele quarto é o das crianças
Papai entrou compenetrado.

Os meninos dormiam sonhando outros natais muito mais lindos
mas os sapatos deles estavam cheinhos de brinquedos
soldados mulheres elefantes navios
e um presidente de república de celulóide.

Papai Noel agachou-se e recolheu aquilo tudo
no interminável lenço vermelho de alcobaça.
Fez a trouxa e deu o nó, mas apertou tanto
que lá dentro mulheres elefantes soldados presidente brigavam por causa do aperto.

Os pequenos continuavam dormindo.
Longe um galo comunicou o nascimento de Cristo.
Papai Noel voltou de manso para a cozinha,
apagou a luz, saiu pela porta dos fundos.

Na horta, o luar de Natal abençoava os legumes.

Carlos Drummond de Andrade