O conteúdo do Natal é o Amor. É o que as crianças devem viver com intensidade nesta festa, o amor que une e fortalece os homens, o amor sem discriminação ou vaidade. A imagem do amor no Natal está representada no nascimento de uma criança e o homem vivenciará esta festa à medida que se prepara para comemorar esse nascimento.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Natal é coisa séria




O significado do Natal está entre nós...
Não é isto nem aquilo, tampouco Papai Noel dizendo: ho ho ho!
Não é pisca-pisca, nem ¨jingobel¨, cantado o tempo todo, em todos os cantos.
Não é presentes caros ou baratos, dados ou recebidos,
Não é pinheiro ou outra árvore enfeitada, acendendo e apagando.
Não. Não é nada disto, apenas.
Natal é muito mais que tudo isto, que são meros indicadores do verdadeiro sentido da festa do nascimento de Cristo. NATAL É CRISTO, vivo no meio de nós.
Os símbolos natalinos não devem encerrar-se em si mesmos, por exemplo: o significado da árvore de natal é fabuloso, pois quer nos dizer que, estando sempre verde é a vida de Cristo que se manifesta no meio de nós e a favor de nós. É o Deus conosco, o Emanuel, o príncipe da Paz,tomando a decisão de vir Ele mesmo nos visitar.
Os símbolos são como uma seta, a nos indicar autêntico e único significado do Natal que é o nascimento do salvador da humanidade, JESUS CRISTO.
Ora, perigo é o de nos apegarmos demasiadamente às ¨coisas¨ do Natal e nos esquecermos do dono do Natal,do plano de Deus para o mundo,através desta bonita festa,cuja celebração é exclusiva dos cristãos, que não raras vezes O trocam pelo papai Noel.
O que mais poderia ser o Natal...
Momento de se iniciar novos propósitos, novas metas em favor do bem e da vida.
Quem sabe de se perdoar com mais firmeza, de ser melhor, mais humano.
De ampliar a capacidade de amar, de ir mais adiante com a tolerância.
De deixar nascer, com o menino Jesus, novos projetos, novos sonhos a realizar.
Ou talvez, esquecer os que não deram certo, ou se puder, consertá-los, melhorá-los, e apostar de novo na capacidade de querer e fazer o mundo melhor, pois é possível.
Natal é isto: é desejar ver a vida e o mundo com os olhos de Cristo, que ao nascer veio Ele mesmo nos visitar, manifestando-se desde criança na nossa própria História, nos indicando o caminho de verdadeira felicidade.
NATAL É CRISTO NASCIDO DENTRO DO NOSSO CORAÇÃO.


Apolinário da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário