O conteúdo do Natal é o Amor. É o que as crianças devem viver com intensidade nesta festa, o amor que une e fortalece os homens, o amor sem discriminação ou vaidade. A imagem do amor no Natal está representada no nascimento de uma criança e o homem vivenciará esta festa à medida que se prepara para comemorar esse nascimento.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Reveillon






 


A palavra Reveillon é de origem francesa termo oriundo do verbo réveiller, que em francês significa despertar, costuma ser comemorado com festas e fogos de artifício, principalmente à beira-mar. Pouco antes da virada do ano, as pessoas se juntam para a contagem regressiva dos segundos até a zero hora.

A palavra Reveillon foi importada e incorporada por vários países e é usada para denominar a festa de comemoração da entrada do Ano Novo.

A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Na cultura ocidental, faz-se uma ceia no dia da véspera, para se aguardar o ano que chega, e à meia-noite da passagem de 31 de Dezembro para 1º de Janeiro, faz-se uma queima de fogos de artifício.

Segundo o folclore português, esta celebração está ligada a uma lenda popular que deu a esta noite o nome de Noite de São Silvestre. Muitas pessoas tomam decisões de Ano-Novo, ou fazem promessas de coisas que esperam conseguir no novo ano. São comuns desejos e promessas como: perder peso, parar de fumar, economizar dinheiro, melhorar as notas na escola e arrumar um amor para suas vidas.

Atualmente diversos países comemoram a chegada do Ano Novo de formas similares, vejamos abaixo as comemorações mais famosas em todo o mundo:

* Em São Paulo, a avenida Paulista é o palco de atrações e queima de fogos. São milhões de pessoas que se juntam ao longo do principal centro financeiro da metrópole para celebrar a entrada de um novo ano.

* No Rio de Janeiro, a celebração mais famosa é a dos fogos de artifício em Copacabana. Milhões de cariocas e turistas de todo o mundo juntam-se nas ruas à beira-mar e nas praias para assistirem ao longo espectáculo, que começa pontuamente à meia-noite do novo ano
.

* Na Espanha, exatamente à meia-noite, as pessoas comem doze uvas, uma a cada badalada do relógio da Puerta del Sol, localizada em Madrid.

* Em Portugal, na cidade do Porto a celebração mais famosa é a da Avenida dos Aliados em que toda a gente espera o novo ano, atentos no relógio da Câmara Municipal do Porto, memorável pelo seu fogo de artifício cruzando os edifícios, e pelos concertos populares.

* Na Escócia há muitos costumes especiais associados ao Ano-Novo – como a tradição de ser a primeira pessoa a pisar a propriedade do vizinho, conhecida como first-footing (primeira pisada). São também dados presentes simbólicos para desejar boa sorte, incluindo biscoitos.

* Em Nova Iorque, a celebração mais famosa de Ano-Novo é a de Times Square – onde uma bola gigante começa a descer às 23 horas e 59 minutos até atingir o prédio em que está instalada, marcando exatamente zero-hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário